As Marcas de Carros mais Confiáveis
Lexus, Porsche e Toyota, as marcas de carros mais confiáveis, de acordo com a OCU
Os veículos que sofrem mais avarias são os das marcas Alfa Romeo, Tesla e Land Rover, segundo o mesmo relatório.
Os veículos das marcas Lexus, Porsche e Toyota são os mais confiáveis, pois são os que sofrem menos danos, segundo relatório da Organização de Consumidores e Usuários ( OCU). Atrás estão as marcas asiáticas Daihatsu, Honda e Subaru, além da Audi européia. Por outro lado, os veículos que sofrem mais avarias são os das marcas Alfa Romeo, Tesla e Land Rover.
Quanto aos modelos mais confiáveis, o Volvo XC40 2000D (mais confiável na categoria diesel), o Mazda XC3 e o Toyota Auris destacam-se como os menos danificados na categoria gasolina e o Kia Niro e Lexus IS, como o modelos mais confiáveis com motor híbrido, de acordo com seus proprietários.
Quanto ao tipo de colapso mais frequente, os pesquisados indicam que os elétricos relacionados a baterias, fusíveis, lâmpadas, fechamentos e elevadores de janelas são os mais comuns, pois atingiram 16% dos veículos. Eles seguem, com 9%, aqueles que afetam o sistema de freios, enquanto seis entre cem avarias têm a ver com o sistema de energia (carburações, bombas de combustível ou sistemas de injeção).
As outras quebras mais frequentes são as relacionadas ao motor (válvulas, juntas, árvores de cames), à direção (amortecedores, pneus e eixos) e às de aquecimento e ventilação.
OS QUE OFERECEM MAIS SATISFAÇÃO
Quanto ao grau de satisfação dos proprietários com seus veículos, Porsche e Tesla são os primeiros da lista, enquanto, por outro lado, são Fiat, Lancia e Chevrolet.
A OCU ressalta que, embora a confiabilidade seja um fator importante, nem sempre os veículos que quebram menos são os que oferecem mais satisfação. Nesse sentido, Fiat, Daihatsu e Suzuki são os que apresentam a maior diferença entre a pontuação obtida em confiabilidade e a obtida por satisfação.
Além disso, o relatório destaca que existem diferentes fatores que contam na escolha de um carro. 39% dos entrevistados destacam a confiabilidade como o principal motivo que priorizam na escolha de um carro. 22% apontam para tamanho e capacidade de acordo com as necessidades pessoais e familiares. 8% dos motoristas priorizam o preço e outra porcentagem semelhante o design sobre qualquer outra opção.
7% indicam o consumo e 5% para a marca como fator determinante na aquisição do veículo. Finalmente, e apesar do debate sobre combustível e futuras restrições ao acesso às cidades, 3% dos usuários consideram as emissões de dióxido de carbono (CO2) ou o fator mais importante na escolha de um veículo. impacto ambiental.
A OCU compila seu ranking de confiabilidade com respostas a uma pesquisa na qual mais de 40.000 motoristas de cinco países ( Bélgica, Espanha, França, Itália e Portugal ) participaram. Na Espanha, 7.760 usuários responderam àqueles que foram questionados sobre o veículo que possuíam, as quebras sofridas e seu nível de satisfação.