A Toyota, um dos verdadeiros gigantes da indústria automotiva global, está determinada a melhorar sua posição na Europa. Para o fabricante japonês, a Europa é um mercado-chave para os próximos anos. É por isso que a introdução de uma longa lista de modelos em um curto espaço de tempo está na ordem do dia.
Os novos Toyota para 2021 são muitos e variados. A marca decidiu aumentar o seu compromisso com a eletrificação de veículos e para isso vai aumentar a sua gama de híbridos, híbridos plug-in e vai apostar também na mobilidade 100% elétrica. Muitos desses novos modelos serão SUVs. Portanto, a Toyota vai combinar dois tipos de veículos que estão puxando o mercado europeu. SUVs e carros eletrificados.
Toyota BZ3, o esperado SUV elétrico de nova geração
Começamos nossa revisão das notícias mais importantes da Toyota para 2021 com um esperado carro elétrico de nova geração. É o Toyota BZ3 e a sua entrada em cena será o tiro de partida para a criação da família de veículos elétricos BZ. O novo BZ3, como não poderia deixar de ser, será um SUV elétrico. Um modelo com tamanho semelhante ao do bem-sucedido RAV4.
Chegará ao mercado no final de 2021 e caracterizar-se-á por um design verdadeiramente vanguardista e, sobretudo, diferenciado do resto da gama Toyota. Isso dará aos modelos BZ mais personalidade.
A base escolhida para este novo modelo será a plataforma e-TNGA e será oferecida nas configurações de tração dianteira e integral. A autonomia será de cerca de 500 quilômetros com uma única carga.
Toyota GR86, a nova geração do GT86 entra em cena
A segunda geração do Toyota GT86 será uma realidade em 2021. A tão esperada mudança de geração do Toyota cupê esportivo seguirá na esteira do novo Subaru BRZ. Trará notícias importantes com ele. Entre eles, uma mudança de nome. E é que o GT86 vai se chamar Toyota GR86 com o objetivo de se referir a Gazoo Racing.
Embora a marca tenha sido cautelosa ao comentar seu possível desembarque em concessionárias europeias, tudo indica que o novo GR86 chegará. Ele é apoiado por uma nova plataforma e tem uma configuração de tração traseira.
Sob o capô do novo GR86 estará um motor Boxer de 2,4 litros a gasolina de aspiração natural que desenvolve 231 CV (228 CV) e 250 Nm. Pode ser associada a uma caixa manual ou automática, ambas com seis velocidades.
Toyota Highlander, um novo SUV híbrido
Um dos maiores SUVs da Toyota está chegando à Europa. Este é o novo Toyota Highlander. Um SUV muito interessante que vai assaltar o mercado europeu na sua quarta geração e fá-lo-á apostando na electrificação. O novo Highlander estará disponível exclusivamente com Mecânica Híbrida (HEV).
Desta forma, a Toyota vai repetir a aposta que tem seguido com o C-HR e o RAV4. Por tamanho, ele estará localizado acima do RAV4 na linha Toyota. Um dos segredos do novo Highlander é que ele tem um interior com capacidade para até sete passageiros em arranjo 2 + 3 + 2.
Considerando que o RAV4 é oferecido em apenas cinco lugares, os dois produtos serão bem diferenciados. Além disso, fará uso da plataforma TNGA. Seu lançamento comercial ocorrerá no primeiro semestre de 2021.
Toyota Mirai 2021, buscando ser referência no mercado de hidrogênio
A chegada da nova geração do Toyota Mirai à Europa também se concretizará em 2021. A Toyota é uma das referências no mercado de células a combustível a hidrogênio. O Mirai é um dos carros-chefe dessa tecnologia e, com sua mudança de geração, buscará assumir a liderança pela qual, até hoje, luta com o Hyundai Nexo. Sucesso em alguns mercados.
Embora não se saiba se estará à venda no Brasil em 2021, está confirmada a sua chegada à América do sul é esperada para 2022. No que diz respeito ao modelo de saída, apresenta novidades muito importantes.
Além do mais, estamos perante um carro totalmente novo que, o único vínculo que mantém com o seu antecessor é, basicamente, o nome. O novo Mirai é um carro mais avançado com um interior de cinco lugares.
Plug-in Toyota RAV4, a variante híbrida de plug-in
A tão esperada variante híbrida plug-in do Toyota RAV4 chegará às concessionárias espanholas. Após o lançamento comercial do novo Toyota Prius Plug-in em nosso mercado, a Toyota dará um passo adiante em seu compromisso com a tecnologia híbrida plug-in, oferecendo-a em seu popular e bem-sucedido SUV.
O novo Plug-in RAV4 terá o emblema ambiental 0 Emissões da DGT (Direcção Geral de Trânsito) com todas as vantagens que isso implica. Nas entranhas do plug-in RAV4 está uma bateria de íon-lítio de 18,1 kWh que permite a este SUV plug-in homologar um alcance em modo 100% elétrico de mais de 60 quilômetros de acordo com o ciclo WLTP. Ele estará à venda no primeiro semestre de 2021.
Toyota Yaris Cross, o "irmão mais novo" do C-HR
Terminamos esta compilação com outro SUV. E, especificamente, o menor SUV que fará parte da família Toyota SUV na Europa. Este é o Toyota Yaris Cross, o cobiçado "irmão mais novo" do C-HR. Um modelo que já é campeão de vendas no Japão e que vai assolar a Europa no primeiro semestre de 2021.
É desenvolvido na plataforma GA-B, uma variante da arquitetura TNGA. Além disso, o seu desenvolvimento foi possível graças ao novo Toyota Yaris que podemos encontrar nas nossas concessionárias. A nível mecânico, não há grandes surpresas. A nova Yaris Cross está comprometida com a eletrificação.
E mais especificamente pela tecnologia híbrida de quarta geração da Toyota (HEV). Pode ser configurado com sistema de tração integral elétrica AWD-i e seu sistema de propulsão chega a 116 cv. Além disso, você pode percorrer uma curta distância no modo 100% elétrico.