Nissan Qashqai 2021: Renovação do SUV japonês
Os 5 novidades do novo Nissan Qashqai 2021, a renovação do SUV japonês
Por Antonio Fernández
O novo Nissan Qashqai 2021 foi apresentado à sociedade. Analisamos as 5 chaves principais da terceira geração do icônico e bem-sucedido SUV compacto da Nissan. Um SUV que prima pelo design exterior e interior, tecnologias de conectividade e automação e, o que é mais importante, está comprometido sem complexos com a eletrificação.
Novo Qashqai 2021: Atualizações
Agora, quais são as novidades mais importantes da terceira geração do Nissan Qashqai? Ao longo deste artigo, revisaremos as 5 chaves do novo Qashqai. Uma análise completa mas concisa dos fatores determinantes de um modelo que é tecnicamente totalmente novo mas, a priori, não parece ter mudado excessivamente. Vamos entrar em detalhes.
1. Um design exterior mais moderno, mas rapidamente identificável
Vamos começar com o design exterior. Muito antes de o novo Qashqai ser revelado, os principais representantes da marca deixaram claro que ele permaneceria prontamente identificável "como um Qashqai". E assim é. A terceira geração adota a nova linguagem de design que a Nissan está aplicando a todos os seus novos modelos.
No entanto, ele mantém muitos laços com o modelo de saída. As mudanças mais relevantes estão concentradas na dianteira e na traseira. Devemos fazer uma menção especial aos faróis, grade, pára-choques e outros elementos igualmente notáveis, como os novos espelhos retrovisores externos montados diretamente nos painéis das portas ou as novas rodas.
2. A cabine transmite qualidade e é muito funcional
Lá dentro também há mudanças muito relevantes. Estamos diante do Nissan Qashqai mais tecnológico já criado, e isso é evidente desde o primeiro momento. As versões mais equipadas trazem consigo um painel de instrumentos digital e uma tela sensível ao toque de nove polegadas que se torna o centro nevrálgico do interior.
Um componente chave para gerenciar o novo sistema multimídia. Há também um Head-Up Display (HUD) com uma área equivalente a 10,8 polegadas que projeta as informações no para-brisa. A dotação em termos de conectividade, segurança e conforto é solvente.
Você pode usar o Android Auto e o Apple CarPlay. Além disso, e em comparação com o modelo anterior, na segunda fila de bancos existe um pouco mais de espaço. Tudo isso apesar do fato de que as dimensões externas quase não mudaram.
3. A plataforma CMF-C é decisiva
Outra das chaves mais relevantes da nova geração do Qashqai tem a ver diretamente com sua base. E é que o SUV compacto da Nissan lança a plataforma CMF-C.
Além disso, é o primeiro modelo da chamada Aliança formada pelo Grupo Renault, Mitsubishi e a própria Nissan, a utilizar esta arquitetura. Comparado ao usado pela geração anterior, é mais leve e possui maior rigidez. O uso desta plataforma tem sido fundamental para atingir dois objetivos.
Melhorar o espaço disponível no habitáculo sem alterar dificilmente as dimensões do veículo e, o que é mais importante, poder cumprir o tão esperado compromisso com a eletrificação. O Qashqai 2021 tem 4,42 metros de comprimento.
4. O sistema ProPilot aprimorado
A lista de sistemas de assistência ao motorista foi ampliada. O Qashqai 2021 está equipado com controle de cruzeiro adaptativo, sistema de frenagem de emergência com detecção de pedestres, alerta de tráfego cruzado traseiro, assistência de manutenção de faixa, alerta de saída de faixa, alerta de ponto cego e leitor de sinal de trânsito. Porém, nesta área, a grande novidade é a nova geração do assistente de direção ProPilot.
O novo ProPilot com Navi-link é capaz de levar em consideração os dados de navegação para adaptar a velocidade nas curvas. Você pode acelerar e frear o veículo automaticamente, mantê-lo dentro da faixa, parar e retomar a direção em condições de tráfego intenso, manter uma distância segura e muito mais.
5. O novo Nissan Qashqai e-Power e o compromisso com a eletrificação
O novo Qashqai teve que se adaptar aos novos tempos. Tempos em que a eletrificação ganha destaque. Com esta mudança geracional, o Qashqai está finalmente comprometido com a eletrificação. E ele faz isso sem complexos. Não haverá motores a diesel e todos os motores terão algum tipo de tecnologia dessa natureza.
Da solução híbrida leve mais básica (MHEV) ao lançamento do novo Nissan Qashqai e-Power. A tecnologia e-Power da Nissan Europe pousando nas mãos da terceira geração do Qashqai. É uma solução intermediária entre um carro híbrido plug-in e um carro 100% elétrico. Chega a 190 cv e o motor elétrico se encarrega, o tempo todo, de dirigir o veículo. O motor de combustão equipado cumpre a função de gerador para recarregar a bateria.