Toyota: Novo caminhão de hidrogênio
Toyota prepara seu novo caminhão de hidrogênio com a Hino Motors
A japonesa juntou-se à irmã, especializada em caminhões do grupo Toyota, para desenvolver um caminhão com um autonomia de cerca de 600 km.
Há alguns anos, a Toyota foi uma das primeiras marcas a apostar em carros híbridos, agora a empresa japonesa está deixando claro que sua aposta futura é a célula a combustível de hidrogênio.
Com a tecnologia Mirai
Uma tecnologia que pouco a pouco está alcançando o mesmo presente da mão de modelos já disponíveis em concessionárias como a Toyota Mirai e outros novos projetos interessantes que buscam mostrar e aperfeiçoar suas vantagens. Também em um segmento que está vendo nesta nova tecnologia uma grande oportunidade para o futuro, a de caminhões pesados.
É verdade que não é a primeira vez que a Toyota leva essa tecnologia para um caminhão, como pudemos ver no ano passado em um projeto da Kenworth chamado Project Portal e que podemos ver no vídeo acima. No entanto, agora a marca se juntou à Hino Motors, especializada em veículos de transporte pesado dentro do Grupo Toyota para trabalhar em conjunto em um novo caminhão com uma célula a combustível de hidrogênio que aproveitará a tecnologia mais moderna dessas duas marcas.
600 km de autonomia
Este modelo que nascerá da base de um Hino Profia FR1AWHG (um caminhão de 25 toneladas e quase 12 m de comprimento, 2,5 m de largura e 3,7 m de altura) terá um trem de força com duas células de combustível semelhantes àquelas do novo Mirai e que também usarão a tecnologia híbrida para serviços pesados da Hino.
Dessa forma, este caminhão terá um motor CA síncrono que utilizará um tanque de hidrogênio de grande capacidade (70 MPa) e essas duas baterias que carregarão uma bateria de íon de lítio para garantir autonomia de cerca de 600 km. E tudo isso com reabastecimento muito próximo do que significa encher um caminhão com óleo diesel.