Volkswagen apresenta o SUV elétrico ID.4
Na linha do modelo que lançou a nova era elétrica da Volkswagen, o ID.3, seu irmão recém-nascido ID.4 oferece um design futurista, direção direta e digital (por exemplo, não tem botão de partida) e um alcance que pode ir até 522 quilômetros.
O ID.4, como dissemos, é o segundo modelo a emergir da nova plataforma MEB da Volkswagen, a primeira grande ação no ambicioso plano de investimento de € 16 bilhões da empresa alemã para realizar a grande transição das posições de topo da indústria automotiva global para trens de força eletrificados.
Esta plataforma MEB permite começar do zero na criação de um veículo elétrico, pois facilita a colocação ideal da bateria no solo entre os dois eixos, como é o caso da grande maioria dos modelos elétricos mais recentes que vão nascendo aos poucos em quase todas as marcas. Desta forma, a bateria confere ao veículo um baixo centro de gravidade e uma excelente distribuição de peso 50/50, o que garante um comportamento ágil e dinâmico. O motor traseiro e a tração traseira liberam espaço no eixo dianteiro, permitindo mais mobilidade e contribuindo para um raio de viragem como o de um SUV menor, como um T-Cross, facilitando a manobrabilidade.
Sete versões
No momento do seu nascimento, o ID.4 oferece sete versões pré-configuradas mais duas edições especiais de lançamento: o ID.4 1º e o acabamento superior ID.4 1º máx. Em ambas as versões, o SUV elétrico monta a bateria de maior alcance, 77 kWh, o que permite atingir essa autonomia máxima de até 522 km em ciclo WLTP. Ambas as versões possuem motor traseiro com 204 cv, o que se traduz em uma velocidade máxima de 160 km / he uma aceleração de 0 a 100 km / h em 8,5 segundos.
O Volkswagen ID.4 também pode ser associado a uma bateria menor (52 kWh), que oferece autonomia de até 340 km, e vem com três acabamentos disponíveis: Pure / Pure Perfomance, City e Style. No caso da bateria maior (77 kWh) é possível optar pelos acabamentos Pro Performance, Life, Business e Max.
Interior muito usado
O interior do ID.4 aproveita os benefícios da plataforma MEB e da construção do SUV para aproveitar cada milímetro de seu espaço. Com 4,58 m de comprimento e uma distância entre eixos de 2,76 m, oferece espaço de cabine equivalente a um SUV convencional de segmento superior. O acesso é confortável e a visão de conjunto é boa em seus cinco lugares, graças ao fato de o motorista e os passageiros se sentarem confortavelmente em uma posição elevada. Na segunda fila, há tanta folga para os joelhos quanto no Tiguan Allspace e a altura até o teto é ainda melhor em todos os assentos. A bagageira tem uma capacidade de 543 litros que, com as costas dos bancos rebatidas, aumenta para 1.575 litros (carregada até ao tejadilho).
A rainha da tecnologia dentro do ID.4 é uma tela sensível ao toque de até 12 polegadas. Se desejar, pode ser incluído um Head-up-Display com realidade aumentada, que mescla as telas selecionadas com a realidade.
Carga tecnológica poderosa
A dotação tecnológica do ID.4, como poderia ser de outra forma, é consistente com seu design futurista. Entre outros elementos, destaca-se o Comando de Voz “Alô, ID.”, Que reconhece diversos conceitos da linguagem cotidiana e acessa informações na nuvem, ou ID. Luz, que consiste em uma faixa de luz sob o para-brisa que se ilumina de maneira diferente nas direções de curva de navegação, avisos de frenagem, chamadas recebidas e nível da bateria durante a recarga.
Destaca-se especialmente o sistema Car2X, que permite ao veículo trocar informações sobre pontos de perigo locais com outros veículos, bem como com a infraestrutura de tráfego através do padrão de rádio WLANp. Tem um alcance de 800 metros e os avisos são transmitidos em apenas alguns milissegundos. Destaca também a presença do airbag central, que evita golpes entre os passageiros em caso de impacto lateral ou capotamento, elemento que já estava liberado no ID.3.
O SUV elétrico monitora o ambiente graças à incorporação de um radar frontal, uma câmera frontal, quatro câmeras de ambiente, dois radares traseiros e oito sensores de ultrassom para receber dados do ambiente. Esses receptores garantem a máxima precisão nos auxiliares de direção, o que significa maior segurança para o motorista e passageiros.
Além disso, a chegada do ID.4 representa novos marcos na digitalização para a marca. Por esse motivo, antes do final do verão os modelos da ID. Eles poderão receber novas funções e atualizações técnicas, online e wireless, sem ter que passar pela oficina. Desta forma, a Volkswagen será a primeira marca de volume a oferecer atualizações remotas aos seus clientes.
Aqueça o ID.4 GTX
No próximo mês, serão abertos os pedidos da variante GTX ID.4, que terá bateria com 77 kWh, tração nas quatro rodas e 300 HP de potência, na ausência de confirmação oficial. As primeiras unidades devem chegar à Espanha em junho.
A faixa de preço do Volkswagen ID.4 para versões com bateria de 52 kWh vai de 35.875 euros (149 cv) a 38.085 euros (170 cv). No caso da bateria de 77 kWh, todas com motores de 204 cv, variam entre 43.595 e 45.485 euros.