Entrar

Esqueceu sua senha

Criar conta

0

Por que o preço do carro desvaloriza?

Por que o preço do carro desvaloriza?

Saiba por que o preço de um carro desvaloriza

Quando nos propomos a comprar um carro novo, é normal considerarmos o custo de aquisição. É o principal obstáculo para muitas pessoas e o que recebe mais atenção, mas há muitas outras seções que devem ser levadas em consideração na compra de um carro novo.

Coisas como manutenção, o custo do seguro, se é um modelo muito procurado por amigos de fora (principalmente se não temos garagem) e, uma questão importante, mas ninguém leva em consideração, sua desvalorização. Qual usuário pensa no valor do carro após vários anos de uso? Poucos, muito poucos. É algo que é esquecido e, quando queremos trocar de veículo e colocar à venda o que tivemos, temos uma surpresa.

Carros, como todas as coisas, perdem valor ao longo do tempo. No entanto, no mundo automotivo, esse problema ocorre por si só. Dependendo do carro, ele pode perder mais ou menos valor ao longo dos anos, mas também pode aumentar o valor do carro se for uma edição especial, um modelo muito escasso ou um carro muito procurado. Por exemplo, marcas premium alemãs, como Audi, BMW ou Mercedes, perdem muito pouco valor ao longo dos anos.

É possível ver na internet muitos anúncios de carros dessas marcas com preços bastante altos para os anos, mas você também precisa ter um 'inflado' dos preços de muitos usuários e uma margem para pechinchas que definem outros. Vamos lá, existem aqueles que colocam, por exemplo, um preço mais alto do que desejam aceitar pensar em uma possível negociação com as partes interessadas.

Por que um carro sofre desvalorização?

O mundo automobilístico é um grande negócio, não termina com a compra do novo carro, há um universo de dimensões gigantescas por trás que movimenta muitos milhões de euros anualmente; peças de reposição, oficinas, acessórios, veículos em segunda mão... é uma das maiores indústrias do mundo e possui regras próprias. De fato, para calcular a desvalorização dos carros ao longo dos anos, existem algumas tabelas, criadas pela associação GANVAM (Associação Nacional de Vendedores de Veículos a Motor, Reparos e Peças), e que são acompanhadas ou complementadas por algumas tabelas que realiza anualmente. Ferramentas usadas pela compra e venda de profissionais para avaliar veículos usados.

 

audi a3

Por que carro desvaloriza após a compra?

Obviamente, há uma razão pela qual um veículo novo perde valor. O problema, por assim dizer, reside muitas vezes na ignorância ou, por exemplo, no valor que cada um dá a seus bens. Segundo um estudo, geralmente damos mais valor às nossas coisas do que às de outras pessoas e que nosso carro perde valor às vezes é um problema; além disso, nos primeiros anos é quando perdem mais valor. Os diferentes estudos sobre esse assunto afirmam que, em média, um carro perde entre 10 e 18% de seu valor simplesmente saindo da concessionária. Esse evento se deve ao fato de perder o fator 'zero quilômetro' e se tornar automaticamente um veículo ocasional.

Também deve ser levado em consideração que o preço do carro novo inclui impostos e, uma vez que sai da concessionária, esses impostos não afetam mais o preço da mesma maneira. O imposto de registro, sem ir mais longe, não influencia mais quando o carro é vendido como usado.

Veja outros fatores que também influenciam a desvalorização dos carros.

Motivos da desvalorização de um carro

O custo de manutenção o tornará um modelo de baixa demanda e, portanto, seu valor cai mais rapidamente. Se for um carro muito vendido, seu valor também diminui porque a oferta é muito grande. Se é um carro muito popular entre os 'cacos', obviamente o preço também cai rapidamente. Se a unidade não tiver sido adequadamente mantida e falhar, o valor cai.

Se você percorreu muitos quilômetros, o valor não é o mesmo para o desgaste lógico do veículo e, se for um modelo famoso por suas falhas, a perda de valor pode ser catastrófica. Há também o caso oposto, como já mencionado. Se for uma edição especial, o valor não decai tão rapidamente.

Se for um modelo de fabricação muito curto, ele pode até ser mantido. Se for um veículo de marca premium e circulação limitada, o valor pode até aumentar. Embora, devemos deixar claro, tudo isso acima também os afeta e se é um modelo premium de edição limitada, mas foi maltratado e não teve manutenção adequada, seu valor diminui irremediavelmente.

volkswagen tiguan

Como os carros desvalorizam?

Já esclarecemos que um carro começa a desvalorizar assim que coloca as rodas no asfalto, embora devêssemos dizer que o fato de receber a matrícula já implica em perda de valor, embora não seja tão pronunciado. Sair da concessionária, como observamos acima, significa perder 10% do seu valor, mas após o primeiro ano de vida, o carro perde outros 10%.

Ou seja, se queremos vender nosso carro depois de um ano com ele, seu valor é 20% menor do que quando o compramos novamente. A partir daí e pelos próximos quatro anos, o carro continuará a perder valor a uma taxa, dependendo do modelo, demanda e condição do carro, entre 15 e 25% ao ano. Após cinco anos de compra, o carro terá perdido 60% de seu valor. Aos nove anos de idade, o carro já perdeu 87% de seu valor e, após 10 anos, mal vale 13% de seu preço inicial.

Também devemos levar em consideração a tabela elaborada pelo Fipe, pois diante do seguro, em caso de acidente ou para pagar os respectivos impostos, essa tabela será a referência. A tabela enfatiza a porcentagem que os veículos perdem a cada ano e é a seguinte:

  • Até um ano 0%
  • Mais de um ano, até dois 16%
  • Mais de dois anos, até três 33%
  • Mais de três anos, até quatro 44%
  • Mais de quatro anos, até cinco 53%
  • Mais de cinco anos, até seis 61%
  • Mais de seis anos, até sete 66%
  • Mais de sete anos, até oito 72%
  • Mais de oito anos, até nove 76%
  • Mais de nove anos, até dez 81%
  • Mais de dez anos, até onze 83%
  • Mais de onze anos, até doze 87%
  • Mais de doze anos 90%

Esta tabela não leva em consideração nada além da data de matrícula do veículo e, portanto, não deve ser a única referência usada para conhecer o valor do veículo, outros fatores que já mencionamos devem ser levados em consideração.

Conclusão / Parecer

A compra de um carro novo, embora seja uma despesa enorme e seja o segundo maior desembolso feito por uma família, é algo que excita muitos. Mas não devemos nos empolgar no momento, devemos levar em consideração muitos fatores e, sobretudo, a depreciação do carro ao longo dos anos.

Basicamente, o carro perde 60% de seu valor durante os primeiros cinco anos e, a partir daí, a descida é menos pronunciada. Se vamos esticar o carro por um longo tempo, sua depreciação não importa, porque quanto mais velho, menos vale a pena.

Mas se somos um daqueles usuários que trocam de carro a cada cinco anos, é importante saber como o modelo que gostamos perderá seu valor. Pode não ser o mais apropriado mudar a cada cinco anos...

 

Copyright © 2020 - 2024. SeuCarro Classificados de Carros

Desenvolvido por ThemeMakers