Óleo do motor do carro esta preto? Saiba porque
O ÓLEO DO SEU CARRO ESTÁ PRETO? ISSO LHE INTERESSA
Você já deve ter ouvido isso antes. “Ao verificar o nível de óleo do carro, observe sua cor. Se estiver escuro, você terá que trocá-lo porque, se não, você pode carregar o motor. ” Além do mais, é muito provável que você tenha ouvido seu cunhado, quem sabe tudo. Como na maioria das coisas que ele diz, você não deve prestar muita atenção a ele. Muito pelo contrário.
Brincadeiras à parte, a verdade é que muitos motoristas duvidam de trocar ou não o óleo do carro quando perceberem que ele escureceu. É natural pensar que um óleo que estava claro quando foi introduzido e ficou escuro, pode ter perdido suas propriedades e até acumular sujeira no motor. No entanto, isso não é verdade.
A cor do óleo indica que ele deve ser alterado?
Os lubrificantes do motor geralmente são de cor âmbar ou marrom. A intensidade do tom dependerá do tipo de óleo que é, dependendo da base e dos aditivos que possui. O que acontece é que, com o passar do tempo e quilômetros, a viscosidade e a cor do lubrificante tendem a mudar.
Essas são mudanças que são devidas a muitos fatores que atuam diretamente no envelhecimento do óleo.
Por que o óleo muda de cor com o uso?
Entre os fatores que alteram a cor de um óleo de motor estão o calor, os contaminantes ou a composição do próprio fluido. Mesmo algo tão simples como o contato com água ou refrigerante pode influenciar, mas você não pode julgar o estado de um óleo apenas por sua cor.
Tudo isso significa que o escurecimento do óleo é um processo comum durante a operação normal do motor. Esse fato não apenas impede o óleo de desempenhar suas funções de lubrificação e proteção dos componentes do motor, mas indica que ele está cumprindo corretamente sua função.
Isso ocorre porque uma das principais tarefas dos óleos de motor - além de lubrificar, resfriar e proteger as peças contra corrosão e ácidos - é impedir a formação de depósitos, lacas e vernizes.
De fato, os lubrificantes para motores têm em sua formulação uma série de aditivos conhecidos como detergentes e dispersantes. Sua função é garantir que partículas e impurezas contaminantes sejam mantidas em suspensão dentro do próprio óleo e não aderam aos diferentes componentes e superfícies do motor.
Acontece que os motores diesel e gasolina de injeção direta produzem mais fuligem - composta de partículas sólidas muito pequenas, compostas principalmente de carbono e resultantes da combustão incompleta de combustível - do que os motores a gasolina convencionais. Essa fuligem é um corante muito poderoso para o óleo: uma pequena quantidade é suficiente para que o lubrificante fique preto.
Por que o óleo do motor fica espesso?
À medida que o lubrificante se acumula ao longo do tempo e dos quilômetros, ele tenderá a ser mais espesso, ou seja, sua viscosidade aumentará e sua cor escurecerá devido a uma maior concentração de fuligem, sujeira e partículas suspensas no óleo.
Esta é a razão pela qual qualquer mecânico, especialmente se ele estiver familiarizado com motores a diesel, lhe dirá que um óleo de motor preto em um veículo assim não é apenas inevitável, mas também inofensivo.
É evidente que o lubrificante tende a acumular cada vez mais partículas e impurezas contaminantes entre as trocas de óleo e que deve ser substituído quando seu volume atingir um determinado nível. No entanto, é sempre aconselhável seguir o intervalo de troca de óleo recomendado pelo fabricante do veículo, que dependerá dos quilômetros percorridos, do tipo de uso do veículo, da direção e da qualidade do lubrificante utilizado, entre outras questões.
Em um artigo futuro, falaremos sobre as cores do lubrificante que podem indicar que há um problema; portanto, fique atento ao nosso blog, se você quiser saber mais.
1 Comments
[…] verificar o nível de óleo e, se necessário, complementar com o produto de mesma especificação. A não manutenção desse […]