BMW i8 sai de linha com missão cumprida
O BMW i8 se despede com a missão cumprida
Com a série limitada Ultimate Sophisto Edition, o BMW i8 chega ao fim de sua produção, depois de mais de cinco anos na vanguarda da tecnologia da marca.
Seis anos após seu lançamento no mercado, o BMW i8 se despede da linha de produção. Seu ciclo de vida não foi longo, mas conseguiu deixar uma marca que perdurará nos livros de história da empresa alemã. Não surpreende que tenha se tornado o símbolo de uma era, o salto tecnológico, a ponte entre os motores de combustão e os sistemas de acionamento alternativos. E fez isso da melhor maneira possível: atraindo atenção com seu design e tecnologia de ponta.
BMW i8: Mercado de híbridos
O BMW i8 teve a difícil tarefa de abrir caminho no mercado de híbridos plug-in. Ele foi escolhido para estabelecer as fundações dentro da empresa, e os números o acompanharam. Agora que as linhas de produção estão fechadas, esta BMW eletrificada possui um volume total de vendas de 20.000 unidades.
A verdade é que, quando o conceito foi apresentado no Salão Automóvel de Frankfurt de 2009, a idéia não parou de parecer um tanto peculiar. A empresa bávara colocou sobre a mesa um carro com um design super esportivo (com detalhes espetaculares, como portas de asa de gaivota), um sistema de tração híbrida plug-in, tração nas quatro rodas, um interior 2 + 2 e uma orientação que oferece desempenho e eficiência. Que mistura!
O resultado foi surpreendente, porque quando o carro entrou em produção, a clientela encontrou um veículo tremendamente atraente e futurista, tanto por dentro quanto por fora, com desempenho esportivo e um som inexplicavelmente agressivo de seu pequeno motor de combustão; mas, ao mesmo tempo, este carro não foi capaz de soar nada, de aprovar um consumo irrisório e de se tornar um campeão da máxima eficiência.
BMW i8 tecnologia de ponta
Uma tremenda máquina fora arrancada da manga da BMW. Um carro destinado a se tornar a ponta de lança da tecnologia da marca, um objetivo demonstrativo do que a BMW era capaz de fazer no momento em que a maioria dos fabricantes estava apenas começando seus primeiros passos na hibridização. E brilhou. E foi vendido apesar do preço estar e estar ligeiramente acima do de um Porsche 911.
O i8 foi o primeiro carro produzido em massa com faróis a laser. Foi também o modelo que lançou a nova geração de motores a gasolina TwinPower Turbo de 1,5 litros e 3 cilindros. E, com o tempo, adotou melhorias e mudanças. A parte elétrica do sistema de acionamento elevou a potência total do conjunto para 374 hp, permitindo que o atual i8 Coupe cubra de 0 a 100 km / h em apenas 4,4 segundos.
BMW i8 Roadster
A versão Roadster se juntou à linha para completá-la e, aliás, torná-la mais atraente. Aliás, seu capô é fabricado graças a um processo de impressão 3D muito inovador, que obtém formas geométricas para certas peças impossíveis de serem obtidas com os métodos tradicionais de fundição.
O BMW i8 já ultrapassou em dezembro passado a barreira de 20.000 unidades fabricadas. Agora está sendo finalizada a produção de uma série limitada de 200 cópias, chamada Ultimate Sophisto Edition, o que dará um pulo a este modelo que, neste momento, já pode ser considerado um futuro clássico.