Entrar

Esqueceu sua senha

Criar conta

0

Carro parado por muito tempo? Confira essas dicas!

Carro parado durante a quarentena: 11 dicas importantes

Una de la primeras recomendaciones es revisar los líquidos regularmente en nuestro vehículo
Um motorista reabastece óleo em seu veículo. / FOTOLIA

Recomendações para manutenção do veículo durante o estado de alarme




Medidas de confinamento devido ao estado de alarme e restrições de movimento fizeram com que milhares de veículos parassem por dias ou semanas. Por esse motivo, lembramos aqui algumas recomendações para manutenção de carros durante esses períodos de inatividade.
É legal cancelar o seguro de carro por um tempo? Devemos desconectar a bateria? O que acontece se o ITV expirar? Como podemos preparar nosso veículo para ficar parado por uma longa temporada? A manutenção do carro durante a quarentena não deve ser esquecida. Assim, para manter o carro em perfeitas condições durante o confinamento, é recomendável ter uma série de precauções.




1. e 2. Líquidos e combustível

Uma das primeiras recomendações é verificar líquidos regularmente para evitar vazamentos e evaporação. Isso inclui gasolina: é recomendável manter o tanque cheio para evitar a deterioração, principalmente se o carro for velho.

3. e 4. Filtros e pressão dos pneus

Verifique os filtros e aumente a pressão dos pneus, porque as rodas desinflam mais rápido com o carro parado e pode ser perigoso quando for retirá-lo novamente.

5. e 6. Bateria e arranque

Outras recomendações são desconectar a bateria (pois pode estar completamente esgotada) e dar partida no veículo de tempos em tempos, mas "faça-o de maneira agressiva". Dar uma curta caminhada pela garagem (se você tiver uma) é outra boa opção.



7. elementos eletrônicos

Você também não deve perder de vista a revisão dos elementos eletrônicos do veículo: as janelas elétricas, as que servem para regular os bancos e os espelhos retrovisores, etc... O ideal é ativá-las de tempos em tempos e até o ar-condicionado. Desta forma, evitaremos o acúmulo de sujeira nos bicos.

8. Condição das correias

A verificação das condições das correias será essencial, bem como a limpeza para evitar umidade e maus odores.

9. Tubo de escape

Colocar um pano no tubo de escape para impedir a entrada de agentes externos é outro ponto interessante.

10. Travão de estacionamento

Os especialistas também recomendam, sempre que possível, não aplicar o freio de estacionamento para que as pastilhas não fiquem presas.

11. Cancelar o seguro?

Posso cancelar o seguro de carro durante o confinamento? Como aponta o comparador de seguros Acierto.com, «a resposta é clara: NÃO». Isso está estipulado no Decreto Real 8/2004 sobre responsabilidade civil e seguro na circulação de veículos automotores.
O motivo é simples: se o nosso veículo causar um acidente (mesmo sem estar em uso), devemos assumir a responsabilidade pela responsabilidade civil e pelos danos decorrentes dele. Por exemplo: vamos imaginar que na garagem ele atinja outro veículo ou um vizinho. Teremos que arcar com os custos e a compensação.
O seguro na Espanha é obrigatório apenas pelo simples fato de possuir o veículo, devido à responsabilidade civil que pode surgir. Ou seja, enquanto o carro está ativo - descarregado do tráfego - ele deve ter seguro.
Cancelar o seguro - a menos que o veículo também seja temporariamente ou permanentemente retirado - implica cometer um crime. Em caso de acidente, o proprietário poderá sofrer uma penalidade que varia de 600 a 3.000 euros; além do depósito ou selo do veículo por um mês.
Negando algumas fraudes que circularam durante esses dias na internet: se tivermos um acidente com nosso veículo durante esses dias, o seguro será responsável, mesmo em viagens não permitidas pelas autoridades.
Sim, podemos cancelar temporariamente o veículo através do site da Direção Geral de Tráfego, fornecendo a documentação correspondente.

Expiração ITV

Em relação à ITV, o decreto real que regula o estado de alarme estende os prazos administrativos. Especificamente, ele observa: «os termos são suspensos e os prazos para procedimentos de processamento de entidades do setor público são interrompidos. O cálculo dos termos será retomado no momento em que o presente decreto real ou, quando apropriado, suas prorrogações deixar de vigorar ».
Em resumo: caso tenhamos um compromisso para aprová-lo ou que expire nesse período, não sofreremos nenhuma sanção. Ou seja, podemos circular com ele expirado, desde que seja pelas razões estipuladas pelo governo.

Limitações de circulação

As limitações da circulação permitem apenas o acesso às vias públicas para comprar alimentos ou produtos farmacêuticos, ir a centros de saúde ou trabalhar, ir a uma instituição financeira e passear com o cachorro. Também é possível sair para ajudar pessoas com deficiência, dependentes ou em situação de vulnerabilidade.






CONTINUAÇÃO ►

 

 

 

Leia também



Copyright © 2020 - 2024. SeuCarro Classificados de Carros

Desenvolvido por ThemeMakers