Entrar

Esqueceu sua senha

Criar conta

0

Carros do James Bond: BMW Z8

Carros do James Bond: BMW Z8

bmw-z8-20-anniversary-2020-01.jpg

De carro do James Bond à coleção clássica: o BMW Z8 faz 20 anos

Hoje é o aniversário de um carro muito especial: o BMW Z8. Não é bem conhecido, pois foi fabricado em uma pequena série que acabou nas mãos de clientes de bolso solto. Mas é um modelo-chave na história da marca. A primeira vez que o vimos foi no Salão Automóvel de Tóquio, em 1997, como um conceito. Mais tarde, vimos em sua forma final no Salão Automóvel de Frankfurt de 1999, pouco antes de entrar no mercado.

Pierce Brosnan a bordo de um Z8 em "O mundo nunca é suficiente"

Mas muitos não se lembrarão dele por esses eventos, mas por sua aparição estelar no filme "O mundo nunca é suficiente" como um carro de batalha do próprio agente 007, encarnado por Pierce Brosnan naquele ano de 1999. Lá ele se tornou conhecido no mundo todo. roadster de dois lugares com herança clássica e a alma do BMW M5 (E39), que deslumbrou qualquer bom amante do automobilismo.

O BMW Z8, ou melhor, seu design, é obra de Henry Fisker. Sim, o mesmo que fundou a empresa que leva seu nome ( agora em outras mãos e sob o nome Karma ) e que projetou, entre outros modelos icônicos, o Aston Martin DB9 de 2004. Bem, esse designer seguiu os passos de Albrecht von Goertz, que definiu em 1957 as linhas principais do espetacular BMW 507. O próprio Von Goertz, apenas três anos após sua morte, afirmou que "Se eu tivesse que projetar o 507 hoje, seria como o Z8".

BMW 507

BMW 507

Não sabemos o que Henry Fisker pensaria na época sobre essa afirmação de seu antecessor, mas apostamos que ele a receberia como um grande elogio, uma vez que o 507 é considerado uma verdadeira obra de arte no automobilismo. Fiel à estética roadster da marca, o Z8 ostenta, como o 507, um capuz longo, uma cintura baixa e uma cabine de pilotagem próxima ao eixo traseiro. Essa estrutura traz sensações peculiares e altamente reconhecíveis às mãos do motorista, que governam a máquina sentada em cima das rodas, que proporciona tração e deixa a maior parte da carroçaria diante dos olhos.

Raio X do BMW Z8

Raio X do BMW Z8

O BMW Z8 possui um chassi feito, em parte, de alumínio. A distribuição ideal de peso 50:50 e o ótimo motor atmosférico V8 de 4,9 litros e 400 cv da época M5 adicionam um toque de tempero. A caixa de câmbio, a propósito, é manual, para dar a maior autenticidade possível à direção. Ainda assim, não era um carro destinado a acelerar o circuito. A afinação do chassi não focaria em oferecer a máxima eficácia com um toque de suspensão especialmente firme. Seu objetivo era, antes, ser um carro impressionante. E rápido, sim, mas não o mais rápido.

De qualquer forma, aquele V8 com aparência de glória era o trem de força mais poderoso que a BMW tinha em seu alcance naquela época. Não foi o único elemento técnico interessante que o Z8 valorizou: o controle de estabilidade do DSC, o diferencial de travamento automático ou os pneus Run Flat com pressão controlada eram elementos que faziam parte do equipamento padrão, alguns deles muito novos.

A traseira é uma das partes mais características do BMW Z8

Como modelo especial, a marca ofereceu ao comprador a possibilidade de ir à fábrica de Munique para estar presente nos últimos estágios da montagem do carro. Não apenas isso, mas o usuário, no momento de receber as chaves, também recebeu um álbum de fotos que documentou o processo de produção dessa unidade específica. Ele também recebeu algumas amostras reais do estofamento e da pintura de seu carro.

BMW Z8 interior

BMW Z8 edição limitada

O BMW Z8 foi comercializado por três anos (2000-2003) e 5.703 unidades foram construídas. Hoje, é considerado um objeto de adoração, tão reverenciado quanto valorizado. Seu legado está presente hoje no BMW Z4 da geração atual ( prova do Z4 M40i: um roadster com personalidade).

Copyright © 2020 - 2024. SeuCarro Classificados de Carros

Desenvolvido por ThemeMakers