Nível do óleo do motor baixo: Causas e Consequências
BAIXO NÍVEL DE ÓLEO NO CARRO: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS
Você sabe que precisa. Se você notar que o nível do óleo do seu carro está baixo, é necessário ajustá-lo com um produto adequado. No entanto, você sabe por que essa operação é tão importante? E por que razões esse nível caiu? Você já sabe que adoramos falar sobre os óleos usados pelos veículos.
Desta vez, explicaremos os problemas mais relevantes relacionados a um baixo nível de óleo. Das suas causas às suas possíveis consequências. Já estamos prevendo que, como regra geral, um baixo nível de óleo em qualquer componente do nosso veículo pode rapidamente nos trazer consequências indesejadas.
Do superaquecimento, rápida degradação do óleo em operação ou operação irregular, ao desgaste excessivo e, na pior das hipóteses, apreensão ou quebra do componente em questão. Desta vez, falaremos com você, especificamente, sobre o que acontece quando você circula sem óleo suficiente no motor.
Por que o nível de óleo é tão importante?
O óleo do motor é o fluido que ajuda a lubrificar os vários elementos que compõem o motor. Permite que eles deslizem suavemente entre si, sem causar desgaste excessivo. Além disso, ajuda a dissipar o calor gerado por esse movimento e a resfriar o motor, mantendo-o na temperatura correta para que ele funcione da maneira ideal.
O que acontece quando você dirige um veículo com um baixo nível de óleo de motor? Bem, mais cedo ou mais tarde, haverá desgaste excessivo da hélice e até algumas falhas graves. Circular assim é perigoso, portanto, você deve sempre estar ciente do nível de lubrificante.
Por que um nível de óleo do motor pode baixar
Você deve sempre ter em mente que, como regra geral, todos os veículos consomem um pouco de óleo, em maior ou menor grau. Essa é a razão pela qual você deve monitorar o nível periodicamente. Esse consumo de óleo é devido a duas causas principais: o design do motor e o estilo de condução, juntamente com o tipo de serviço exigido pelo carro. De fato, o design e o tipo do motor influenciam o consumo de óleo.
Entre outras razões, porque as diferentes folgas (tolerâncias) existentes entre os diferentes componentes a serem lubrificados dependerão disso. Nesse sentido, os motores modernos têm folgas mais baixas, portanto, seu consumo de óleo foi reduzido significativamente em comparação com os motores mais antigos. Além disso, o óleo é submetido a altas temperaturas durante a operação. Isso favorece que algum consumo mínimo de óleo possa ser dado devido à sua evaporação.
Por outro lado, é possível que dois veículos idênticos tenham consumo de óleo diferente. Isso se deve aos diferentes estilos de direção e ao tipo de serviço a que o veículo se destina. Por exemplo, se geralmente são feitas viagens curtas (com o motor frio) ou se a condução é realizada com o motor mais revolucionado, essas circunstâncias também podem levar a um maior consumo de lubrificante.
O que acontece quando o nível do óleo do motor está baixo?
O que acontece quando dirigimos com pouco óleo é que o que resta é aquecido cada vez mais à medida que circula. Com uma pequena quantidade, o óleo não terá tempo suficiente para esfriar. O problema é que, dessa maneira, se deteriorará muito mais rapidamente devido a várias causas, entre elas maior oxidação, degradação térmica ou contaminação.
As conseqüências desse processo são a formação de lodo, verniz e fuligem, que tendem a assentar nos vários componentes do motor, como segmentos, rolamentos ou camisas de cilindro. Ou seja, em qualquer lugar onde o óleo normalmente circula. Portanto, em vez de fazer o trabalho de resfriamento, lubrificação e limpeza, o óleo se decompõe rapidamente, criando cada vez mais depósitos e aumentando a sujeira do motor.
À medida que a decomposição do óleo acelera, a temperatura no motor aumenta e o desgaste será cada vez mais rápido. Tudo isso terminará em uma falha, como a apreensão do motor, problemas com o filtro de partículas (DPF ou FAP), além de quebras no turbo ou no eixo de comando de válvulas e válvulas.
Para evitar todos esses problemas, verifique periodicamente o nível do óleo do seu carro. Se você precisar encher o cárter, sempre use lubrificantes de qualidade comprovada e adequados ao seu veículo. No conteúdo futuro, ofereceremos algumas dicas que indicam que o nível do óleo do motor está muito baixo. Também lhe diremos o que acontece quando você circula com pouco óleo na transmissão do seu veículo.