Como o coronavírus afetou o mundo motorsport
Como a crise do coronavírus afetou o mundo do Motorsport como a Formula
O mundo do automobilismo não foi deixado de fora da pandemia global pelo COVID-19. Assim são as principais categorias de automobilismo nas próximas semanas.
Como a crise do coronavírus afetou o mundo do Motorsport
Fórmula 1, WRC, WEC, Fórmula E, Indycar… nenhum campeonato importante de automobilismo surgiu com sucesso da crise mundial de coronavírus que está atormentando a todos nós. Tivemos uma diversidade de casos, dependendo das disciplinas, algumas das quais nem sequer foram capazes de começar a temporada. Revisamos as principais categorias, levando em conta que a situação pode mudar nas próximas semanas e que mais testes se juntam ao adiamento ou suspensão definitiva.
COPA DO MUNDO DE FÓRMULA 1: AINDA NÃO COMEÇOU
Em meio à turbulência do coronavírus, especialmente na Europa, o GP da Austrália planejava ocorrer no último fim de semana; Sim, a portas fechadas. No entanto, um caso positivo para o COVID-19 na equipe McLaren levou a equipe Woking a cancelar sua participação no teste. Com todos os funcionários já no circuito, foi tomada a decisão de cancelar a primeira corrida do ano. Por enquanto, os três testes a seguir são adiados: Bahrein, Vietnã e China, para que a Fórmula 1 não comece este ano, pelo menos até o final de abril, quando está programado o GP da Holanda.
CAMPEONATO MUNDIAL DE RALIS: O MÉXICO ACONTECEU
Enquanto a F1 cancelou seu primeiro fim de semana de corrida, o WRC avançou com o Rally do México, a terceira corrida do ano. Sabendo, de qualquer forma, que o próximo compromisso na Argentina já havia sido adiado, o teste mexicano foi realizado quase na totalidade: o estágio de domingo foi cancelado devido a problemas logísticos, devido às restrições cada vez mais fortes nas viagens internacionais para retornar. para a Europa. O calendário do WRC é mais difundido ao longo do ano e, por enquanto, apenas o adiamento do Rally Argentina é conhecido; o próximo não é até 21-24 de maio em Portugal.
CAMPEONATO MUNDIAL DE ENDURANCE: SEM SEBRING E SPA, POR ENQUANTO
Na mesma semana, a penúltima rodada do WEC seria realizada em Sebring, Estados Unidos, mas foi diretamente cancelada. O próximo compromisso no calendário, as 6 Horas de Spa, no final de abril, foi adiado, para que os organizadores esperem para ver como a situação progride para realocar o evento belga antes das 24 horas de Le Mans, nos dias 13 e 14 de junho.
FÓRMULA E: TEMPORADA SUSPENSA
O campeonato elétrico monolugar, cujo calendário decorre entre 2019 e 2020, está suspenso por tempo indeterminado. No momento, apenas as últimas quatro corridas da temporada, em Berlim, Nova York e Londres (duas vezes), mantêm o cronograma inicial, enquanto mais cinco testes estão no ar.
ESTADOS UNIDOS: INDYCAR E NASCAR, TAMBÉM AFETADOS
Na semana passada, dissemos que o espanhol Álex Palou estrearia na Indycar, mas finalmente a primeira corrida programada em São Petersburgo (Flórida) foi adiada, bem como as três corridas seguintes. Assim como o WEC e Le Mans, o Indycar enfrentará uma situação delicada se a crise continuar, já que seu principal evento, o Indianapolis 500 Miles, chega em maio. A NASCAR também interrompeu as operações e interrompeu suas execuções até pelo menos 3 de maio , afetando cinco testes no total.
ESPANHA: RFEDA ANUNCIA TESTES QUE FORAM ADIADOS
A Federação Espanhola de Automobilismo, seguindo o decreto sobre o estado de alarme em nosso país e se ajustando à situação atual devido ao coronavírus, anunciou o adiamento de vários testes de diferentes disciplinas que serão realizadas em breve. O histórico Rally Costa Brava, o CERA Sierra Morena Rally, o Baja Almanzora, o CERT Pozoblanco Land Rally, a corrida da Copa do Mundo de Rallycross em Montmeló, os testes de karting do Zuera ou o Eco Rallye Comunitat Valenciana, entre outros.