Dicas para a Troca do Filtro de Óleo do Carro
Troca do filtro de óleo - dicas e possíveis erros
A lubrificação do motor é muito importante, pois se o processo de lubrificação for cortado, existe o risco de apreensão do pistão. No entanto, o óleo usado não é completamente puro e deve ser filtrado. Aqui entra em jogo o filtro de óleo que retém muitas partículas de sujeira com seus poros finos. Se estiver entupido, deve ser substituído o mais rápido possível. Neste artigo, explicaremos como alterar o filtro de óleo e qual é a melhor combinação de óleo e filtro.
Por que a troca de filtro é tão importante?
Um filtro de óleo gasto ou usado que atingiu o fim de sua vida útil não é mais capaz de manter o fluxo e a capacidade de filtragem necessária devido a poros entupidos. Na pior das hipóteses, eles podem até vazar muito pouco ou nenhum óleo. Em seguida, é aberta uma válvula de proteção que conduz o óleo sem filtrar o compartimento do motor. Se um veículo com um filtro de óleo usado for usado por um longo período de tempo, as partículas de sujeira podem causar pequenos arranhões no metal, o que pode eventualmente causar falha no motor. Graças às tecnologias mais avançadas, o intervalo de troca dos filtros de óleo aumentou enormemente. A escolha de um produto de qualidade pode contar com um desempenho de até 60.000 quilômetros.
Características dos filtros de óleo
A maioria das características do filtro de ar, como a rosca usada e o volume, não pode ser determinada, pois são indicadas pelo fabricante do veículo. No entanto, as seguintes características podem ser escolhidas:
- Existem filtros aparafusados e cartuchos de filtro.Os primeiros são os mais fáceis de usar e caber em praticamente qualquer veículo. Os cartuchos de filtro devem ter um alojamento adequado que possa ser preparado junto com o cartucho antes da substituição. |
- Uma válvula de retenção impede que o óleo retorne à bomba após desligar o motor. Isso minimiza o fluxo de sedimentos e óleo, que pode ser restaurado mais rapidamente. |
- As válvulas de alívio de pressão equilibram possíveis alterações de pressão da bomba de óleo. Isso pode prolongar a vida útil, no entanto, na prática, essas alterações não são um problema se a bomba funcionar normalmente. |
- O papel de filtro e o adaptador assumem a função principal e são os principais responsáveis pela vida útil. Alguns revendedores indicam diretamente o prazo de validade, outros não. Os produtos de qualidade são promovidos como tal e oferecem um longo prazo de validade. Se você tiver dúvidas, verifique os relatórios de teste ou confie nas marcas grandes e possivelmente mais caras. |
Filtro de óleo • Scontoa partir de 2,85 €Para a loja ⇒ |
Óleo usado
Ao trocar o filtro de óleo, você também deve trocar o óleo. Embora isso não seja declarado oficialmente, deve ser respeitado. Encontrar o óleo certo é quase uma ciência e as opiniões variam bastante. Os mais importantes são a classificação e especificação de óleo ( exemplo: 15W-40 ou Mercedes Benz 229.1 ). Alguns são específicos do fabricante, outros são genéricos. É feita uma distinção entre óleos minerais e sintéticos. Estes últimos são geralmente considerados de melhor qualidade, porque são resistentes ao calor e oferecem melhores características de partida a frio. Além disso, existem óleos de alta lubrificação e óleos do tipo "longa vida".
Os primeiros, graças às suas características, evitam a carga do motor e contribuem para consumir menos combustível. Estes últimos são conhecidos por sua vida útil especialmente longa, no entanto, isso só pode ser desenvolvido se o filtro também tiver a durabilidade correspondente. Para mais informações sobre o tema do petróleo, consulte o site da RACE.
Sobre a troca do filtro de óleo
- o manual do veículo
- um parafuso de drenagem de óleo novo e adequado
- um recipiente para óleo
- um pano
- uma plataforma de elevação
- ou uma rampa ou vala
- ou (solução de emergência) um macaco de elevação
- um saco plástico
- uma escova
- uma chave de fendas, se aplicável,
- uma chave inglesa, se aplicável,
- uma chave de filtro de óleo, se aplicável
Preparação para a troca do filtro de óleo
Preparação: Se você usar um cartucho de filtro com caixa, você deve prepará-lo adequadamente. Coloque o cartucho e as juntas do anel na carcaça e feche-o com as tampas. Com a ajuda da chave de filtro de ar, estes podem ser fixados firmemente. Ligue o veículo e deixe-o funcionar por alguns minutos. Abra o capô após desligar o motor e encontre o filtro antigo de combustível e o gargalo de abastecimento de óleo que você está removendo agora. Levante o veículo e localize o parafuso de sangria de óleo. A posição é indicada no manual. Coloque um recipiente sob o parafuso de sangria para coletar o óleo.
Etapa 1: Abra o parafuso de sangria com a ferramenta apropriada (chave de fenda ou chave inglesa) e aguarde a saída de mais óleo do cárter. O parafuso de sangria é descartado com o óleo antigo. Coloque o recipiente de lado e abaixe o veículo. |
Etapa 2: Coloque a sacola plástica sobre o filtro antigo e remova-o. - Para cartuchos de filtro com caixa, você deve remover a caixa antiga se quiser continuar usando-a, limpe-a e coloque o novo cartucho de filtro junto com os O-rings. Em seguida, limpe o orifício com um pano, pincele um pouco de óleo novo e coloque um pouco de óleo no filtro. - Para cartuchos de filtro com um compartimento fixo, abra o compartimento com a chave do filtro de óleo e remova o cartucho do filtro e as juntas. Limpe-o com um pano. Agora coloque o novo cartucho do filtro junto com as vedações do anel e adicione um pouco de óleo. Feche o estojo novamente.
|
Etapa 3: levante o veículo novamente, limpe o orifício de saída com um pedaço de entulho possível e instale o novo parafuso de sangria com a vedação do anel correspondente. Você deve primeiro corrigi-los manualmente e apertá-los mais meia volta com a ferramenta correspondente.
|
Etapa 4: abaixe o veículo e adicione óleo até atingir a marca superior na vareta medidora, mas não a exceda. Em seguida, enrosque novamente a tampa de abastecimento de óleo. |
Etapa 5: Dê partida no motor, acelere algumas vezes e deixe o motor funcionar por alguns minutos para iniciar o circuito de óleo. Verifique o nível de óleo novamente com a vareta e adicione mais, se necessário. Se o nível do óleo estiver bom, a alteração está concluída. |
Nota: O óleo residual é um material perigoso e, portanto, não deve ser descartado no lixo doméstico e descartado no ralo. Todos os objetos que entraram em contato com o óleo devem ser descartados com resíduos perigosos. Algumas oficinas aceitam óleo residual por uma taxa. Além disso, existem compradores de óleo residual que às vezes até param para isso. O primeiro ponto de encontro deve ser o centro de reciclagem local. Quem sabe o que fazer com o óleo residual pode consultar o site da RACE ou ITV para obter mais informações.Há também um artigo sobre regulamentos de óleo usado na Wikipedia.
Possíveis erros e riscos na troca do filtro de óleo
A troca do óleo e do filtro de óleo pode ser um trabalho muito sujo, se você não tomar cuidado. No entanto, você não precisa ser um trabalhador manual para executá-lo e não precisa ter muita experiência em reparos de veículos. Ainda podem ocorrer erros e também existem alguns riscos a serem observados ao trabalhar com materiais perigosos.
Vazamento de óleo - Se você detectar um vazamento de óleo após a troca, o filtro de óleo ou o bujão de drenagem de óleo no cárter podem não ter sido montados corretamente. Também é possível que a tampa do gargalo de enchimento de óleo não tenha sido instalada corretamente. Verifique todas as conexões rosqueadas.
Luz de nível de óleo: Esta luz indicadora está presente em veículos há muitos anos. Ainda existe em carros modernos que possuem um computador de bordo. O que é medido varia de acordo com o fabricante e o modelo, portanto, pode indicar um erro após a alteração. Não se preocupe, ele geralmente se desliga em alguns minutos. No entanto, se este não for o caso, é recomendável ir ao workshop apenas por precaução.
Grandes quantidades de óleo chegaram à rua - O recipiente não foi colocado corretamente sob o cárter ou o filtro de óleo foi parafusado sem prestar atenção e está pronto, é um desastre que também é perigoso. Se uma grande quantidade de óleo realmente permear a rua, ou mesmo na direção do esgoto, você deve ligar para o corpo de bombeiros ou o serviço de proteção ao cidadão. Eles ajudam na limpeza e limitação de danos. Quem não faz isso e ignora a poça de óleo comete um ato punível e corre o risco de ser condenado à prisão. Pequenas quantidades podem ser assimiladas com agentes de ligação de óleo e descartadas pela água.