15 Dicas para Prolongar a Vida Útil do Carro
15 Dicas para prolongar a vida útil do seu carro
Pegue papel e caneta ou escreva essas notícias na lista dos favoritos do seu navegador, porque vamos listar 15 truques para prolongar a vida útil do seu carro. Estamos cientes de que, apenas vendo o carro no topo do elevador da oficina, suas pernas começarão a tremer.
Mas o pior não acontece apenas quando o mecânico cobra; O momentus horribilis supremum ocorre quando você pergunta o motivo dessa falha (especialmente se ela aparece na lista das cinco mais caras ) e explica que, com boa manutenção, poderia ter sido evitado.
Talvez o melhor conselho seja nunca ignorar um sintoma: uma peça defeituosa nunca se repara. Lembre-se de que ruídos estranhos geralmente revelam um problema no motor ou em outros componentes mecânicos.
No caso de freios, se você tocar em metal contra metal, poderá dizer adeus aos discos; A vida útil do motor está em risco com a correia dentada. Preste também atenção à cor da fumaça do escapamento.
Sem mais delongas, revisaremos os 15 truques que permitirão prolongar a vida útil do seu carro e reduzir as visitas à oficina:
1. Proteja a pintura
Raios de sol, vestígios de insetos, excrementos de pássaros... Tudo isso ataca a pintura diariamente. Aplique uma camada de cera para obter mais proteção; Idealmente, você deve fazer isso algumas vezes por ano, pois um revestimento de cera impede a penetração de umidade. Lembre-se de que uma tinta em mau estado prejudica o carro quando você tenta vendê-lo no mercado de segunda mão. Também dê uma olhada nessas dicas para cuidar de seu corpo no verão.
2. Obtenha um acessório de proteção frontal
Você costuma dirigir em seções de auto-estrada? Nesse caso, você deve inspecionar a frente do carro para ver se pequenas mulheres chinesas que estão levantando outros veículos danificaram a pintura do capô ou da aleta.Para proteger a área contra esses leves impactos, você pode usar uma película protetora especial de tinta.
3. Verifique as entranhas do carro
Não queremos dizer o motor, mas partes e espaço mais profundas. A proteção contra a corrosão de um carro moderno geralmente é suficiente;mas se for um veículo com alguns anos de reboque, é conveniente cuidar do interior do motor com cera ou graxa de proteção. Alguns especialistas usam um endoscópio especial para ver as cavidades do carro. Muitas vezes, a aparência dos orifícios não é o ideal, e recomenda-se um tratamento com graxa ou cera. Aqui estão algumas dicas para limpar o motor do carro.
4. Revise as juntas de borracha
Os plásticos no seu carro envelhecem devido à influência do ambiente e não podem suportar o uso de detergente errado. Cuidado ao usar produtos com fortes propriedades abrasivas, pois eles podem danificar as peças de borracha ou de plástico. Existem muitos fatores externos que podem quebrar as gengivas. Se isso acontecer, seu carro não apenas oferecerá uma aparência deteriorada; Ele também sofrerá mais com o clima (até a água pode entrar na cabine com fortes chuvas). Para evitar isso, use renovadores de borracha de tempos em tempos e, na verdade, cubra o painel para que não seja danificado pelo sol.
5. Lave-o frequentemente
O acúmulo de sujeira é um foco de corrosão, por isso é importante remover as manchas incorporadas em breve.Uma dica para lavagem de carros: pré-lave com a pistola de alta pressão para remover a sujeira de áreas difíceis (cantos, aletas...).Remova também as folhas acumuladas nas entradas de ar.
6. monitora o nível de óleo
Quando a luz indicadora do nível de óleo acender, você não poderá atrasar o enchimento por um minuto: é porque está bem abaixo da marca mínima (é melhor não verificar até que ponto seu carro pode ir sem óleo ). Esta é uma das dicas mais importantes, entre os 15 truques para prolongar a vida útil do seu carro. A falta de lubrificante pode causar sérios danos ao motor; é recomendável verificar o nível pelo menos uma vez por mês. Um truque: este aplicativo informa como está o seu carro a óleo com uma foto.
7. Substitua a correia dentada
Tenha cuidado com os intervalos de troca de alça que o fabricante indica se a garantia terminou: é uma das falhas mais caras de reparo. Se rasgar muito cedo, é provável que você não receba nenhuma compensação. De qualquer forma, respeite os prazos pré-estabelecidos como se fossem algo sagrado, tente não apressá-los e pule adiante.
8. Cuidado com a pressão dos pneus
Não é fácil detectar um pneu ruim durante a condução.Mesmo um motorista experiente pode perceber que a borracha perdeu seu padrão quando é tarde demais. Se a pressão estiver baixa, o pneu ficará muito quente nas seções da rodovia.Deformações nas paredes laterais ou no piso representam um enorme perigo! O conselho é verificar regularmente o estado dos pneus e sempre antes de sair em sua viagem; Nesse caso, além disso, é recomendável ajustá-lo à carga da inicialização.
9. Ar condicionado
Em teoria, o ar condicionado é um circuito estanque.No entanto, a realidade mostra que 10% do refrigerante evapora a cada ano.Alguns componentes do circuito são alterados após alguns anos (dependendo do uso).Lembre-se disso antes de pensar em trocar o gás do ar condicionado. Nesta prática, explicamos como carregar o ar condicionado.
10. Não economize em peças de reposição
Filtros sujos ou cintos porosos podem aumentar o consumo ou danificar o motor. O pior é o descuido dos freios ou do chassi que, além disso, impedem a passagem do ITV.
11. Tente não executar trechos curtos
O funcionamento a frio aumenta o desgaste das peças e evita o aquecimento do óleo. Além disso, o lubrificante é misturado com um pouco de gasolina e vapor.
12. Cuidado com os solavancos
Os especialistas falam sobre a 'memória dos pneus': se a borracha ou a pressão correta não forem atendidas, haverá danos insignificantes na estrutura da roda.Cedo ou tarde, os pneus ficam com defeito. Neste ponto, o melhor conselho é ter muito cuidado ao estacionar... a menos que você tenha um carro que estacione sozinho:
13. Aguarde o motor esquentar
Se for exigido muito de um motor durante os primeiros quilômetros, o desgaste aumenta muito. É conveniente deixar a água atingir uma temperatura de 90 graus, para o óleo é de cerca de 75 graus. O óleo do motor é precisamente o que leva mais tempo para aquecer. O ruim é que muitos carros não incorporam mais um indicador de temperatura do óleo ou da água.
14. Tente fazer mudanças de marcha suaves
Quando o pé esquerdo fica preso no pedal da embreagem, ocorre um desgaste constante. Algo semelhante ocorre quando as engrenagens são engatadas desajeitadamente e a engrenagem é 'arranhada'. Se vários hábitos desse tipo se unirem, é provável que a embreagem não resista nem a 15.000 km.
15. Esqueça manobras abruptas
O semáforo fica verde e o carro dispara para o próximo, onde os freios são acionados.Quem se acostuma a esse estilo de dirigir gasta muito nos freios e na transmissão.