Parte elétrica do carro: Dicas para durar mais
Sistema elétrico do carro: dicas para durar mais tempo
Conseguir que o nosso carro tenha a maior vida útil possível depende de todos os seus componentes estarem em ótimas condições e o sistema elétrico é um dos mais importantes.
Para que nosso carro veja várias centenas de milhares de quilômetros em seu odômetro - para não mencionar um milhão -, é importante cuidar de cada um dos elementos que compõem esse maravilhoso conjunto tecnológico que chamamos de automóvel.
Bem, a seguir, e graças a alguns dos melhores especialistas da Espanha, apresentaremos um conjunto de dicas relacionadas à manutenção do sistema elétrico do veículo para que o odômetro do seu carro atinja um dia 1.000.000 km. o mais.
Quem são os especialistas?
O Tallerator é um comparador de oficinas mecânicas, reparos e manutenção, através dos quais qualquer usuário pode estabelecer, através da web, uma comparação de preços para a mesma operação em diferentes estabelecimentos. Esta empresa faz um ranking anual das melhores oficinas da Espanha.
O Talleres Kike, localizado em Palma de Maiorca, foi premiado como "Melhor oficina na Espanha de acordo com o Tallerator" e é um dos que colaboraram neste relatório em conjunto com o Talleres Monte Rally, localizado em Madri, e o quarto melhor da Espanha, de acordo com o mesmo ranking-.
Para a elaboração deste relatório, contamos com a colaboração de Kike Ferrer - gerente de Oficinas deike - e Julio Martínez - gerente de oficinas de Monte Rally -.
Troque a bateria por uma idêntica
Sempre que você precisar alterá-lo - eles duram cerca de 5 anos - faça-o por um com a voltagem e a amperagem recomendadas pelo fabricante.
Quanto custa? Entre 80 e 300 euros. As baterias nos carros com dispositivos Stop? T são quase três vezes mais caras.
O que acontece se você não? Você pode causar alguma deficiência ou sobrecarga no sistema elétrico.
Opinião de especialistas
É melhor instalar uma bateria de uma marca reconhecida –Tudor, Bosch, Varta...– ou uma 'etiqueta branca' –FeuVert, Norauto...; Eles são feitos pelos mesmos especialistas. Evite os 'chineses' e, se o seu carro tiver Stop? T, não instale você mesmo; melhor na oficina.
Evite áreas molhadas
Em locais próximos à costa, há elementos que provavelmente falharão.
O que acontece se você não? Existem elementos elétricos que não se encaixam bem em áreas úmidas, como bateria, bobinas de ignição, cabos de velas... E até alguns mecânicos, como correias ou protetores contra poeira para transmissões.
Opinião de especialistas
Embora às vezes inevitável, tente estacionar em áreas secas. E, claro, o ideal é que você tenha um espaço de garagem coberto.
Mantenha a bateria sempre limpa
A sujeira nele afeta diretamente sua durabilidade.
O que acontece se você não? A vida útil de uma bateria pode ser reduzida em até 20% se você não a mantiver adequadamente.
Opinião de especialistas
Mantenha sempre os terminais um pouco untados com vaselina. Além disso, se você perceber que o pó branco - sulfatação - se acumula neles, remova-o o mais rápido possível com uma escova e proteja-os com vaselina. Além disso, "as baterias dos veículos são especialmente sensíveis a mudanças drásticas de temperatura; portanto, quando o inverno ou o verão estiver chegando, é recomendável que procuremos nosso mecânico confiável para verificar suas boas condições", destacam Oficinas de Kike.
Não lave o motor 'com uma mangueira limpa'
Embora seja uma prática relativamente difundida, não é a mais apropriada.
E se você fizer? Para os elementos elétricos localizados no compartimento do motor, quanto mais longe a água, melhor. Isso não significa que eles vão quebrar, mas se conseguirem água poderão falhar.
Opinião de especialistas
Se você quiser lavar o compartimento do motor, use melhor um desengordurante doméstico e alguns panos. O resultado pode não ser tão brilhante, mas pelo menos você não arrisca a confiabilidade do sistema elétrico.
Não experimente o sistema elétrico
Quanto menos você manipular a instalação elétrica, melhor.
E se você fizer? Você pode causar um curto-circuito ou até mesmo uma falha no quadro de distribuição.
Opinião de especialistas
Se você deseja instalar alto-falantes melhores, um sistema Bluetooth, uma tela multimídia... você tem coisas muito claras em relação à eletricidade e à eletrônica, ou melhor, procure um especialista.
Ligue o ar condicionado de tempos em tempos
Mesmo no inverno, é bom que, pelo menos uma vez por mês, você ligue o ar condicionado por alguns minutos para 'mantê-lo em forma'.
O que acontece se você não? O compressor do ar condicionado pode ser danificado e é uma peça cara: entre 450 e 800 euros.
Opinião de especialistas
Nunca deixe passar mais de 30 dias sem o compressor do ar condicionado "a trabalhar" durante alguns minutos. Mesmo que esteja frio, ligue-o de vez em quando ajustando uma temperatura alta. Isso impedirá que suas juntas de borracha se quebrem ou, pior ainda, o próprio compressor pare de funcionar.
Se você não vai levar o carro há muito tempo...
Não é bom deixar o carro parado por longos períodos.Mas, se você não tiver escolha, pelo menos desconecte a bateria.
O que acontece se você não? A bateria descarrega em questão de semanas.
Opinião de especialistas
Se você sair do carro sem se mover por mais de 45 dias, desconecte o terminal negativo da bateria. Isso não circulará corrente e não descarregará. Obviamente, existem carros que possuem um código de segurança para o equipamento de som. Certifique-se de que ele seja inserido quando conectar a bateria, pois o dispositivo solicitará. Se você não tiver, a marca cobrará cerca de 25 euros por isso.
Não inicie nada com o motor desligado
Com o motor em funcionamento, todos os sistemas elétricos são alimentados pela energia fornecida pelo alternador, não pela bateria. Com o motor desligado, é a bateria que os suporta.
E se você fizer? O dispositivo alimentado - janelas, rádio, luzes... - irá "puxar" diretamente da bateria e pode até descarregar sua carga em questão de horas.
O cubo Rubiks é o quebra-cabeça mais popular. Aprenda como resolver um cubo Rubiks com este guia de solução fácil.