Toyota Corolla completa 50 anos
A vida de um carro popular em todo o mundo
Quando a Rússia e os Estados Unidos travaram uma fascinante corrida espacial e os fãs dos Beatles aguardavam com entusiasmo o próximo sucesso, a Toyota estava afinando seu próprio lançamento histórico em 1966, o novo Corolla. Hoje, o veículo mais popular do mundo, com mais de 40 milhões de unidades vendidas, atinge outro marco incrível: 50 anos de produção.
O Toyota Corolla, que leva o nome do anel de pétalas que circundam o centro de uma flor, foi concebido para atender às necessidades de mudança dos trabalhadores na economia japonesa de meados dos anos sessenta, em rápido desenvolvimento. As pessoas estavam cada vez mais precisando se mudar em seu próprio veículo, e isso levou ao desenvolvimento de princípios básicos que ainda são mantidos hoje: continuam a evoluir e atendem às necessidades dos clientes em muitos países.
Essa filosofia de 'Manter-se sempre à frente' tornou possível que o Toyota Corolla sempre fosse um veículo para as pessoas, com uma oferta de transporte acessível, confiável e adaptável.
Desde o início e até o veículo que conhecemos hoje, selecionamos uma série de pontos de referência de Corolla durante o último meio século.
Nasce a coroa floral: 1966-1970
Liderados pelo chefe de desenvolvimento Tatsuo Hasegwa, os engenheiros e designers da Corolla tiveram a missão de cativar os corações do público. O princípio básico, no início do programa, era criar um veículo esportivo, tanto por imagem quanto por dirigir.
O revolucionário Toyota Corolla foi oferecido com várias carrocerias - cupê de duas portas, sedã de quatro portas e família de duas portas - e adotou inúmeras tecnologias inovadoras nunca antes vistas no mercado japonês, como a suspensão MacPherson ou a transmissão de quatro velocidades.
Nova Corolla: 1970-1974
Com a produção da primeira geração chegando ao fim, os engenheiros e projetistas do Corolla tinham diante deles o desafio inevitável de reeditar o sucesso do primeiro modelo. No ano em que o Corolla 1 milhão foi fabricado, foi lançada a segunda geração do modelo, projetada do zero como "um Corolla completamente renovado".
O design exterior evoluiu com superfícies suavemente curvas, enquanto sob o chassi uma suspensão traseira com mola de lâmina maior melhorava o conforto e o manuseio. O modelo Levin, lançado em 1972 com seu renomado motor 2T-G, seria o preferido pelos entusiastas do esporte.
Novas linhas Corolla, mais limpas e delgadas: 1974-1979
Com a entrada em vigor de rígidos regulamentos de emissão, a terceira geração do Corolla apareceu em um momento exigente, o que forçou o motor e o sistema de escapamento a serem projetados para comercializar o novo modelo. Como resultado, a Toyota liderou o uso de catalisadores, uma tecnologia que ainda é usada hoje.
O novo, mais fino e eficiente Corolla, também se beneficiou de outro desenvolvimento contemporâneo; o túnel aerodinâmico; e os resultados desses testes influenciaram muito o design e ajudaram a criar um veículo que cortou o ar com mais eficiência. No interior, a qualidade interior e a ergonomia foram aprimoradas, de modo que o Corolla dava a sensação de pertencer a um garfo de preços mais altos para os passageiros e o motorista.
O Corolla desafia o vento: 1979-1983
Após a crise mundial do petróleo e com a economia japonesa a caminho da recuperação, a quarta geração do Corolla chegou com renovado otimismo. A aerodinâmica desempenhou um papel cada vez mais importante no design de veículos, e os engenheiros da Corolla passaram mais de 400 horas moldando a forma do modelo no túnel aerodinâmico.
Para evitar uma ruptura radical com o design e as sensações valorizadas por um passatempo cada vez mais amplo, a forma do Corolla era mais uma evolução do que uma revolução, com linhas mais acentuadas e um estilo um pouco mais quadrado. No interior, o conforto e a estabilidade melhoraram graças a uma nova suspensão de quatro molas helicoidais e, para atender às pressões ambientais, foi comercializado um novo motor diesel de 1,8 litros.
O Corolla projetado por computador: 1983-1987
Em sua posição de chefe de desenvolvimento, Fumio Agetsuma decidiu criar a quinta geração do Corolla o mais inovadora possível, incorporando desenvolvimentos em todas as áreas, assim como o original. O novo modelo foi o primeiro a ser projetado com a ajuda de um computador, que economizou tempo e recursos no design de motores e carrocerias.
Com sua frente inclinada e formato arredondado de cunha, o novo veículo seria o primeiro a montar um motor dianteiro, além da tração nas rodas dianteiras, um desafio para os engenheiros.
Corolla de primeira qualidade: 1987-1991
O principal objetivo do desenvolvimento da sexta geração do Corolla era a qualidade; tanto no sentimento que transmitia quanto na maneira como fazia os proprietários se sentirem. Era essencial que o novo modelo não fosse satisfeito com a satisfação dos clientes; Eu tive que emocioná-los com qualidade superior.
Mais de 2.000 melhorias foram propostas a mais de 100 fabricantes de componentes para melhorar todas as áreas do veículo, desde a redução dos níveis de ruído até a introdução de materiais de toque suave no painel e nos teclados. Não havia dúvida: seria o Corolla da mais alta qualidade até agora.
O Corolla preferido pelas famílias: 1991-1995
A sétima geração do Corolla foi desenvolvida para cativar os clientes através do carisma e da personalidade em torno de quatro temas principais: design elegante, desempenho de direção, segurança e confiabilidade.
Prestando maior atenção aos pequenos detalhes e oferecendo uma ampla gama para toda a família, os engenheiros procuraram criar um veículo que traga uma satisfação mais profunda aos seus proprietários e mais memórias de momentos familiares de qualidade.
O Corolla número um: 1995-2000
Considerações ambientais e econômicas ocupavam um lugar preferencial na mente dos engenheiros da oitava geração de Corolla. Com uma economia em poucas horas em seu país de origem, a equipe de desenvolvimento decidiu criar um novo veículo que atendesse à demanda dos clientes, que reduzisse o impacto no planeta, que seria mais eficiente e mais barato de comprar e manter.
E eles conseguiram exatamente isso: um veículo que transcendeu além de gerações e nacionalidades e evoluiu para se tornar o mais vendido no Japão - e também em todo o mundo, com vendas acumuladas em todo o mundo de mais de 22 milhões de unidades - reduzindo o manutenção e fornecendo uma alternativa mais segura, silenciosa e de alta qualidade.
A Corola do século XXI: 2000-2006
Projetada pela primeira vez na Europa, a nona geração do Toyota Corolla teve como objetivo romper com o passado e estabelecer o padrão para o século XXI.
Desenvolvido a partir do zero como um veículo acessível, fácil de usar e confiável, a característica distintiva do novo modelo era sua qualidade interior - com o uso de um monitor Optitron de tecnologia avançada nos indicadores do painel - e o conforto de pilotagem, que rivalizaria veículos com preço superior.
Um Corolla verdadeiramente global: 2006-2013
O 40º aniversário de Corolla serviu como plataforma inicial para a introdução de uma nova linha de design. O chefe de desenvolvimento da décima geração, Soichiro Okudaira, queria criar um veículo com uma perspectiva e escala verdadeiramente globais.
O desempenho dinâmico foi comparável ao dos melhores carros da Europa, enquanto a facilidade de uso e a largura foram as melhores que a América do Norte poderia oferecer. Durante o desenvolvimento, os engenheiros trabalharam na regra de impressão em cinco minutos, nos quais esperavam que os clientes percebessem a melhoria da qualidade do novo Corolla nos primeiros cinco minutos ao volante.
Crescendo mais: de 2013 até o presente
Coincidindo com o ano em que os 40 milhões de Corolla deixaram a linha de produção, a décima primeira geração do modelo saltou para a estrada com a confiança, estilo e qualidade que se poderia esperar do veículo mais vendido do mundo. Com uma nova imagem dinâmica, um acabamento interior premium - incluindo o novo sistema multimídia Toyota Touch 2® - e uma ampla gama de sistemas de segurança, o novo Corolla é o Corolla mais tecnologicamente avançado até o momento.
Em 2016, os níveis de qualidade e demanda estão mais altos do que nunca, mas o Toyota Corolla - mesmo 50 anos depois - ainda está em boa forma. A introdução de uma grade elegante, faróis de LED e jantes de liga leve confere uma nova imagem inspiradora, enquanto graças ao sistema multimídia aprimorado, ao interior renovado e às tecnologias Toyota Safety Sense, será um veículo no qual você passará horas E sobre o que você quer falar.