10 dicas para freiar uma moto com ABS
Dez dicas para freiar uma moto com ABS com segurança
Cada vez mais motocicletas são incorporadas aos sistemas de freios ABS, uma garantia de segurança, especialmente quando a estrada está deslizando na chuva. As vantagens do sistema são inegáveis e, no futuro, como vimos nas quatro rodas, o ABS também será obrigatório em motocicletas.
Frear corretamente é provavelmente a coisa mais difícil de aprender em uma motocicleta, tanto em vias públicas quanto em um circuito, que os pilotos de competição conhecem bem. Portanto, a ajuda do ABS na cidade e nas estradas é essencial para solucionar erros de direção e evitar situações repentinas de risco na frenagem de emergência.
10 dicas para freiar uma moto com ABS
A Bosch acaba de lançar seu ABS da nona geração de motocicletas e nos diz a melhor maneira de usá-lo usando estas dicas:
1.- A primeira coisa é acionar os freios como se não tivéssemos ABS.
2.- Inicie a frenagem com a roda traseira atuando no pedal.
3.- Aperte quase imediatamente a alavanca do freio dianteiro rapidamente, mas sem brusquidão. Depois que as pastilhas de freio estiverem totalmente ativadas, aumente a pressão de frenagem rápida e decisivamente.
4.- Ao realizar uma manobra total de frenagem até a motocicleta parar, freie em linha reta, aproveitando toda a potência do ABS. Dependendo do modelo, pode-se notar que o sistema ABS operou pressionando suavemente as alavancas de freio de pé e de mão, bem como o ruído das pastilhas de freio ao atuar no disco
5.- Quando fizermos uma frenagem completa como a anterior e em motocicletas com engrenagens, até a moto parar completamente, pressione a alavanca esquerda ao mesmo tempo para desengatar o motor, para que a transmissão não interfira na frenagem ABS.
6.- Se for necessário frear em curva, faça-o de maneira suave e progressiva para evitar que o pneu deslize para fora.
7.- Verifique a roda traseira durante uma frenagem forte até parar em linha reta até a motocicleta parar. Se notarmos que o pneu traseiro sobe e perde contato com o asfalto, reduza rapidamente a pressão na alavanca do freio dianteiro, para que entre novamente em contato com o solo para garantir estabilidade e aderência.
9.- Nem todos os ABS são iguais ou se comportam da mesma maneira em situações semelhantes. Você precisa conhecê-los como o resto das partes de qualquer motocicleta, praticando e experimentando suas reações.
O tipo de motocicleta, suas características e os diferentes fabricantes do sistema ABS condicionam diferentes maneiras de operar o sistema.
10.-
Na motocicleta, a melhor preparação é a experiência. Você precisa se acostumar com suas reações durante a frenagem de todos os tipos e precisamos treinar para desacelerar em diferentes situações, executando freios de emergência diretamente para saber como o sistema ABS reage e medir as distâncias pelas quais ele nos permite travar com segurança em condições secas. molhado