10 dicas úteis para cuidar do seu carro no verão
10 dicas úteis para cuidar do seu carro no verão
Estamos nos portões do verão e com ele no início do período de maior uso do carro: férias, viagens ao campo ou à praia, visitas às aldeias, etc. Esses deslocamentos, juntamente com o clima quente, fazem dele uma das estações onde nosso veículo sofre por natureza.
Portanto, para tentar evitar esse sofrimento, melhorar a segurança no trânsito e evitar, na medida do possível, alguma "substituição" em forma de avaria ou acidente, do Grupo Concesur, propomos 10 dicas úteis para cuidar do seu carro no verão. Tanto do ponto de vista estético, quanto de operação, e conforto e tranquilidade do motorista e dos passageiros.
1. Antes de fazer um deslocamento maior, faça uma pequena revisão do seu veículo. Se você acompanhou convenientemente a manutenção marcada pela marca, vale a pena fazer uma verificação do nível (óleo, líquido de arrefecimento, líquido do lava-brisas, carga da bateria...), verifique a pressão dos pneus e ajuste-a ao nível de carga que a nossa terá veículo e garantir o bom funcionamento das luzes, indicadores, direção e sistema de freio.
2. Se, por outro lado, seu carro não estiver na oficina há muito tempo, recomendamos que você vá à sua oficina antes de viajar, para atualizar a manutenção do seu carro. Solicite sua consulta no workshop do Grupo Concesur mais próximo.
3. Se você viajar no momento do nascer ou do pôr do sol, ou simplesmente estiver viajando naquele momento, mantenha a lua da frente o mais limpa possível. A visibilidade ideal é essencial para uma direção segura.
4. Tente usar o freio do motor em vez do freio convencional. O uso excessivo do freio, em combinação com uma temperatura externa muito alta, pode reduzir sua eficácia e até causar mau funcionamento.
5. Preste atenção à temperatura do motor. Se o indicador exceder a zona vermelha, é melhor parar na estrada, aguardar que ela desça e retomar a marcha, do que continuar dirigindo e causar uma grande avaria.
6. Tente estacionar o carro em locais sombreados. Embora esse conselho pareça óbvio, ele tem um background bastante importante. A alta exposição do carro a calor extremo pode nos levar a avisar sobre qualquer falha elétrica ou eletrônica.
7. Se não conseguir estacionar à sombra, use guarda-sóis. Tente proteger o interior do calor excessivo de que estamos falando, pois isso pode levar a inconsistências no painel de instrumentos e nos painéis das portas, o que geralmente se traduz na aparência dos famosos e irritantes "grilos" ou flexões.
8. Proteja o volante e também os assentos, em caso de estofamento de couro, para evitar queimaduras ao usar o carro novamente.
9. Para proteger a tinta e seu acabamento, tente lavar o carro com alguma frequência. E se você é um fã ferrenho de detalhes ou deseja manter seu carro intacto, aplique cera com absorvedor de ultravioleta.
10. Finalmente, depois de sair da costa, é aconselhável realizar uma lavagem completa, prestando especial atenção à limpeza do piso térreo, onde é possível encontrar a maior quantidade de “salitre”. Evitando assim uma corrosão remota, mas possível.